quarta-feira, 16 de janeiro de 2013


MINHA CONTRIBUIÇÃO PARA UM MUNDO MELHOR


1.       Não tenho e não quero veículos automotivos.
               Com isso eu contribuo para reduzir o congestionamento no trânsito caótico,
 contribuo para reduzir a poluição, economizo recursos naturais (pneus, combustíveis e   
outros derivados do petróleo), estresso-me menos, economizo espaço físico nas ruas e
avenidas, economizo água ao não lavar o veículo, ...

2.       Sempre que posso, vou e volto para o trabalho caminhando.
Com isso eu exercito-me fisicamente, evito congestionamentos, economizo dinheiro das passagens de ônibus e da academia que freqüentava, posso ouvir minhas músicas ou áudio books enquanto caminho, ...

3.       Raciono, economizo e reciclo a água do banho.
Na minha residência toda a água do meu banho é reciclada em um balde e usada no aparelho sanitário. Com isso economizo a água limpa da caixa de descarga e conseqüentemente economizo dinheiro. Procuro usar somente o necessário e evitar o desperdício. Os registros são abertos 30% e com isso a vazão de água é menor nas torneiras e chuveiros. Sempre que estou me ensaboando e escovando os dentes, fecho o chuveiro e a torneira, ...

4.       Raciono, economizo e reciclo papéis.
Praticamente 100% dos papéis que uso no trabalho são reciclados.
Uso sempre os dois lados da folha e quando não dá, corto os papéis em tamanhos menores para reutilizá-los como cópias de cheques ou anotações, ...

5.       Raciono e economizo impressões.
Só imprimo o que é extremamente importante e necessário. Uso sempre  o modo de impressão rascunho e econômico. Uso escalas de cinzas para economizar tinta.
Reduzo o tamanho da letra, da foto, e da impressão ao máximo agradável, de maneira que a impressão fique no menor tamanho possível.
Tudo o que não precisa ser impresso fica salvo virtualmente, com cópias de backup.
Assim economizo dinheiro com tonners, cartuchos e tintas, ...

6.       Raciono e economizo energia elétrica.
Infelizmente como não posso reciclar este item tão valioso, só me resta racionar e economizar. Na minha residência, todas as lâmpadas incandescentes foram substituídas por fluorescentes e estrategicamente distribuídas de maneira que, com apenas uma acesa, quase toda a casa fica iluminada.
Procuramos abrir a geladeira o mínimo possível e desligamos os cabos dos eletrodomésticos e eletrônicos da tomada durante o dia.
Na empresa, ligo o condicionador de ar em horários alternados e sempre na temperatura em que possa disparar.
Os monitores são programados para desligarem depois de certo tempo sem uso.

7.       Prefiro comprar e adquirir alimentos com menores preços, mas de boa qualidade.
Às vezes, muitos alimentos “feios” que aparentemente parecem estragados e impróprios para serem consumidos (amassados, machucados, não tão bonitos e vistosos) estão aptos para o consumo tanto como os “bonitos”.  A questão é que ao optar por alimentos mais belos e vistosos, muitas vezes pagamos bem mais caro por eles.

8.       Economizo material de expediente e escritório.
Uso mais grampos que clipes. Uso canetas literalmente até o última pingo de tinta.
Se vejo clipes no chão eu os apanho. Só uso as canetas tipo marca textos depois que a impressão na folha seca, senão a vida útil da caneta reduz drasticamente pois a tinta da impressão é absorvida pela caneta, deixando as pontas pretas, ...
  
9.       Evito desperdiçar alimentos.
No nosso país, o desperdício de alimentos aptos para consumo é desastroso!
Milhares de toneladas de comida vão para o lixo. Se isso fosse evitado, poderia saciar a fome de muitos. Como apenas o suficiente que preciso. No meu prato coloco apenas o que eu sei que vou comer para não deixar sobras que irão para o lixo, ...

10.   Sou voluntário em programas sociais.
Dou uma parte do meu tempo e dos meus conhecimentos  para ajudar de forma gratuita a quem precisa.
Dentre algumas ações voluntárias, menciono a de ouvir todas as pessoas que posso e que me procuram sem preconceitos, com amor, empatia, carinho e acolhimento.
Não as aconselho, apenas as escuto.
Outra ação é usar meus conhecimentos como massoterapeuta, consultor pessoal e empresarial para fazer massagens, ministrar cursos , palestras, treinamentos gratuitos a comunidades e pessoas carentes.
Ainda contribuo financeiramente para outros programas sociais e humanitários, ...

11.   Procuro viver a vida o mais simples possível tendo apenas o suficiente para viver.
Eu sei que esta é uma questão controversa, mas é assim que eu vivo.
Roupas, calçados, comida, casa, eletrodomésticos, utensílios, móveis... Só o básico e necessário. E o dinheiro? Também!
É bem verdade que sou bastante criticado por viver assim e com certa razão! Afinal, se não tenho economias guardadas e precisar de um tratamento médico, não tenho como fazê-lo. Se ficar desempregado e não conseguir logo outro emprego, como vou pagar minhas contas, comer e viver sem dinheiro?!
Apesar de todas estas razões favoráveis para eu ter mais, não consigo viver tendo mais que o necessário, sabendo que milhões de pessoas vivem com tão pouco ou quase nada pelo mundo afora e ao meu lado!

12.   Agora sou vegetariano!
Há muito tempo sofro com o fato de comer carnes e alimentos provenientes de animais, aves, peixes e outras fontes de vida.
            Já tentei várias vezes deixar de comer estes alimentos, mas não consegui. Parava por algum tempo,
            depois voltava. Mas agora estou decidido! Além das razões de saúde, encontrei outra: A quantidade
            de comida que se dá para os animais engordarem para depois os comermos é muito maior que a  
            quantidade de alimentos por eles fornecidos para nós. Se no lugar das plantações de alimentos para  
            os animais fossem plantados alimentos para os humanos, haveria menos pessoas passando fome no  
            mundo e os preços dos alimentos seriam menores.


13.   Ajude-me a melhorar mais!
Mande dicas e sugestões do que mais eu posso fazer!



E VOCÊ, 
COMO TEM CONTRIBUÍDO 
PARA UM MUNDO MELHOR?



Nenhum comentário:

Postar um comentário