segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Conheça a família alemã que vive praticamente sem usar dinheiro

Raphael Fellmer, 29 anos, e sua família levam uma vida muito frugal, que os permite viver sem gastar quase nenhum dinheiro. Eles conseguem seus alimentos nas caçambas de supermecados que nas quais alimentos próximos da data de validade são eliminados, sua renda constitui em fazer todos os tipos de tarefas em casa e usar um sistema de escambo para conseguir as coisas que eles precisam.
Eles só usam o dinheiro quando absolutamente não têm outra escolha.
E antes que você sinta pena e ache que eles não conseguem gerar dinheiro, é legal saber: Raphael nasceu em uma família de classe média alta alemã. Ele se formou em Estudos Europeus, mas, há alguns anos, percebeu que havia coisas mais importantes na vida do que o dinheiro. Ele chegou à conclusão de que o dinheiro é uma invenção humana cujo sistema pode entrar em colapso a qualquer momento, e adotou essa forma de vida para, surpreendentemente, manter sua família praticamente independente do sistema e, por consequência, mais segura.
A família, composta por sua esposa, Nieve, e seu filho, vive em um pequeno apartamento no porão de uma casa em Kleinmachnow, perto de Berlim. Eles cuidam da jardinagem e reparos e só tem que se preocupar com contas de energia elétrica e água. O dinheiro só é usado em casos extremos, como por exemplo quando sua mulher precisou fazer um plano de pré-natal quando estava grávida.
De acordo com a Organização de Alimentos e Agricultura das Nações Unidas (FAO), 30% de todo o alimento produzido acaba no lixo, e Raphael alega não conseguir digerir isso. Segundo ele, grande parte dos alimentos que ele recolhe nas caçambas de supermercados orgânicos estão em perfeito estado.
O movimento da “vida-sem-dinheiro” está realmente ganhando popularidade nas cidades alemãs, e em outras cidades europeias. Existem fóruns cheios de informações úteis, de riscos associados com a cata de lixo até receitas de pratos feitos com alimentos eliminados.
Quando questionado pelos motivos dessa mudança dramática que instaurou na sua vida há 3 anos, ele afirma:
“Você não pode simplesmente acampar do lado de fora dos bancos para protestar contra o sistema. O melhor boicote contra eles é não usar mais seu combustível: o dinheiro”
Essa cultura ainda não chegou ao Brasil de forma significativa, mas fica a dica para donos de supermercados e outros estabelecimentos alimentícios se inspirarem. Se toda a comida boa que é jogada no lixo fosse reaproveitada, não haveria pessoas passando fome. É preciso apenas uma mudança de consciência e uma quebra de preconceitos para que a mudança aconteça.

EXTRAÍDO NA ÍNTEGRA DO SITE: 
http://www.hypeness.com.br/2013/02/conheca-a-familia-alema-que-vive-praticamente-sem-usar-dinheiro/


Uma família de três pessoas em Berlim tem vivido sem dinheiro, mas com amor e da boa vontade dos outros por mais de dois anos - não como vítimas da economia difícil, mas como ativistas que estão em greve de dinheiro para protestar contra o que eles chamam de nossa "sociedade excessivamente consumista."

"Como consumidores, nós apoiamos o sistema, e todos nós somos responsáveis por fazer uma sociedade de desperdício", disse Raphael Fellmer, 29. "Esta greve está inspirando outras pessoas a refletir sobre nossas outras possibilidades".

Fellmer, que disse ter trabalhado desde os 12 anos, começou seu protesto depois de anos de trabalho em hotéis, bares, restaurantes e escritórios diversos. Em 2010, depois de se formar na faculdade, em Haia como bacharel em Estudos Europeus, ele e dois amigos embarcaram em uma "jornada de humanidade" de 15 meses para aumentar a consciência da destruição ambiental e de muitos resíduos da sociedade, incluindo estimativas de que cerca de um terço de todos os alimentos produzidos no mundo (no valor de cerca de 1 trilhão de euros por ano) são desperdiçados.

Essa viagem envolveu carona da Europa para o México sem dinheiro, simplesmente em função da boa vontade e excesso de recursos dos outros. Isso os levou ao longo de mais de 30.000 km em mais de 500 veículos, incluindo um veleiro que levou o trio a partir das Ilhas Canárias ao Brasil em troca de deveres de tripulação - e logo levou Fellmer a encontrar sua esposa, Nieves Palmer, que ficou grávida ao longo do percurso.

Agora o casal, junto com sua filha de 18 meses de idade, Alma Lucia, continuam a viver quase sem dinheiro, em Berlim, onde fazem biscates e organizam o trabalho em troca de espaço para viver, com colegas de quarto, na Casa da Paz Martin Niemöller, que contém várias organizações sem fins lucrativos. (Embora Fellmer não use dinheiro, disse que Palmer usa um pouco, principalmente na forma de apoio à criança que ela recebe do governo, o que é garantido a todas as crianças).

Fellmer tornou-se um ativista em tempo integral, em nome de chamar a atenção para o problema dos resíduos e o consumo excessivo, gerenciando organizações e websites, incluindo a ®evolution: Em Harmonia Com a Terra. Há uma rede de outros também, além dos dois amigos que viajavam com ele. Um documentário de 2010 chamado "Living Without Money" (Vivendo Sem Dinheiro), por exemplo, relata o perfil de uma mulher de 68 anos de idade, alemã, chamada Heidemarie Schwermer que desistiu do dinheiro há 14 anos. Ela diz que nunca se sentiu tão livre.

Mas Fellmer admite que seu estilo de vida é radical, explicando que é para expor a sua mensagem. "Nem todo mundo precisa fazer isso a tal extremo. Isso é para o protesto. Queremos inspirar as pessoas a pensar sobre as mudanças que podem fazer. Existem tantas ferramentas lá fora, tantas maneiras de reduzir a sua pegada de carbono".

Principalmente, Fellmer espera que sua greve de dinheiro possa ajudar a mudar a vida de outros. "O dinheiro está prejudicando os nossos sonhos. A maioria das pessoas já esqueceu, ou estão completamente com medo de viver sem dinheiro, então eles são escravizados pelo sistema monetário", disse ele. "Espero motivar as pessoas a acreditar um pouco mais em seus sonhos".

EXTRAÍDO NA ÍNTEGRA DO SITE: 
http://forum.antinovaordemmundial.com/Topico-fam%C3%ADlia-decide-viver-sem-dinheiro-e-prospera

MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO ACESSE:
http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/sustentabilidade/noticias/viver-sem-gastar-familia-alema-faz-greve-de-dinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário