SÃO PAULO - Quantas vezes você já ouviu a frase “ninguém é
insubstituível”, seja no escritório ou em um término de relacionamento? Pode
até ser verdade para o último caso, mas para a Forbes, as empresas que veem
seus bons funcionários como “substituível” está seguindo o caminho errado.
De acordo com o artigo, um profissional verdadeiramente bom e empenhado
carrega um profundo conhecimento institucional da empresa, e é por isso que ele
se torna insubstituível. Ele conhece todos os sistemas e processos da
corporação, mantém boas relações com os clientes e sabe perfeitamente o que
funciona e o que não funciona nela. Em resumo, ele tem grande impacto sobre a
cultura da empresa.
“Quando uma empresa perde um ótimo funcionário faz com que os outros
empregados pensem: ‘Se até essa pessoa deixa a empresa, por que eu não
deixaria? Há algo de errado com que eu deveria me preocupar?’”, ressaltou Amy
Rees Anderson, autora do artigo e ex-empresária.
Não só os outros empregados questionam a ação, continua Amy, mas os
clientes também podem ter o mesmo posicionamento. “Quando os clientes confiam
em um empregado, eles começam a se perguntar as mesmas coisas que os
funcionários: ‘Há algo de errado com essa empresa que eu não saiba? O que teria
causado essa demissão?’”. O efeito cascata de perder um ótimo funcionário é
enorme e vai além do que é mensurado.
Outras Considerações
Além da cultura da empresa ser afetada, assim como os empregados e os clientes,
as empresas precisam estar atentas ainda sobre as compensações de uma demissão.
Segundo o artigo, negar um aumento por não achar “justo” pode custar caro para
a empresa. Por exemplo, para tentar contratar um substituto de um ótimo profissional,
inevitavelmente, custará algum dinheiro à empresa. Ainda mais, tem o custo para
treinar esse substituto até começar a obter lucro com seu trabalho.
Sabe-se que há inúmeros eventos que podem distanciar grandes
funcionários das empresas. Mas, para Amy, quando as empresas têm a opção de
manter ótimos funcionários, elas devem fazer tudo ao seu alcance para fazê-lo.
“As empresas que querem reter os melhores talentos têm de estar
dispostas a compensá-los bem e tratá-los com o respeito que merecem. No final
do dia, não vai ser um grande produto ou serviço ou tecnologia que fará uma
empresa ter sucesso - são os melhores funcionários que fazem da empresa a
melhor”, palpita Amy.
FONTE:
http://br.financas.yahoo.com/noticias/bom-profissional-%C3%A9-substitu%C3%ADvel-112200006.html
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