quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

SOLIDÃO!


VOCÊ JÁ PENSOU QUE É SOLITÁRIO(A)?
PODEMOS TER AMIGOS, INTERESSES VÁRIOS E NUMEROSAS ATIVIDADES QUE OCUPAM NOSSO TEMPO E PENSAMENTO. MAS, RESPONDA: É VERDADE QUE ALGUÉM NOS CONHECE REALMENTE? UM AMIGO PODE SABER ALGUMAS COISAS ACERCA DE NÓS, E PODE TER CONSCIÊNCIA DE ALGUNS DOS NOSSOS DESEJOS SECRETOS GUARDADOS BEM NO FUNDO DE NOSSOS CORAÇÕES, MAS NINGUÉM JAMAIS SENTIU PRECISAMENTE O QUE VOCÊ E EU SENTIMOS, E, PORTANTO, NINGUÉM PODE NOS CONHECER INTEIRAMENTE.
AS VEZES NEM MESMO NÓS NOS CONHECEMOS!
VOCÊ JÁ PENSOU QUE NINGUÉM O(A) OUVE REALMENTE? JÁ ACONTECEU ALGUMA VEZ COM VOCÊ UM CASO, EM QUE ENQUANTO VOCÊ ESTÁ TENTANDO COMPARTILHAR ALGUNS DOS SEUS SENTIMENTOS MAIS PROFUNDOS, VOCÊ TEM A SENSAÇÃO DE QUE A PESSOA A QUEM VOCÊ SE DIRIGE ESTÁ ESPERANDO COM IMPACIÊNCIA MAL CONTIDA PARA DIZER: “SIM, ... E ISTO ME FAZ LEMBRAR DE ALGO QUE ME ACONTECEU OUTRO DIA... ” E COMEÇA A FALAR DELA E DOS SEUS CASOS PESSOAS E PROBLEMAS E ESQUECE DE OUVÍ-LO(A)?!
HÁ OUTRA RAZÃO POR QUE NÃO SOMOS REALMENTE CONHECIDOS POR NINGUÉM MAIS. A RAZÃO DISTO É QUE CADA UM DE NÓS ESTÁ NUM ESTADO DE TENSÃO ENTRE A NECESSIDADE DE NOS REVELARMOS E A NECESSIDADE DE NOS ENCOBRIRMOS. TEMOS O IMPULSO DE COMPARTILHAR NOSSOS SENTIMENTOS VERDADEIROS, MAS TEMEMOS NOS TORNAR VULNERÁVEIS E SERMOS REJEITADOS OU CRITICADOS. E, COMO RESULTADO DISTO, NOS LIMITAMOS ÀS OBSERVAÇÕES BANAIS ACERCA DA SUPERFICIALIDADE DA VIDA.
NO DIA-A-DIA AGITADO DA VIDA TODOS NÓS ESTAMOS ESTRESSADOS, NERVOSOS, TENSOS...
NUM MUNDO ONDE IMPERA O INDIVIDUALISMO, O CAPITALISMO, O ISOLACIONISMO, A GANÃNCIA, A PRESSA, ONDE O TEMPO TEM QUE SER OTIMIZADO POIS CADA MINUTO VALE OURO, QUEM É QUE NOS OUVE NO UNIVERSO INTEIRO? QUEM DEDICA UM POUCO DO SEU ESCASSO E PRECIOSO TEMPO PARA NOS ESCUTAR? ESTAMOS PREOCUPADOS APENAS CONOSCO MESMO E O MAIS LONGE QUE AS VEZES VAMOS É ESTENDER ESTA PREOCUPAÇÃO COM NOSSAS  FAMÍLIAS. E  TODOS NÓS PRECISAMOS DE ALGUÉM PARA NOS OUVIR.
ESCUTAM-NOS NOSSOS FAMILIARES? ESPOSAS OU ESPOSOS? AMIGOS OU PROFESSORES? PAIS OU MÃES? IRMÃS OU VIZINHOS? FILHOS, REIS OU SERVOS? ESCUTAM-NOS NOSSOS ADVOGADOS, PATRÕES OU COLABORADORES? OUVEM-NOS AS ESTRELAS, QUANDO NOS VOLTAMOS DESESPERADAMENTE PARA LONGE DOS HOMENS, OU OS GRANDES VENTOS, OU OS MARES OU AS MONTANHAS? A QUEM PODE O HOMEM DIZER – “EIS-ME AQUI! ESCUTEM-ME!”
NÓS, SERES HUMANOS, EMBORA VIVAMOS EM SOCIEDADE, SOMOS PESSOAS SOLITÁRIAS E PRECISAMOS MUITAS VEZES DE ALGUÉM PARA NOS OUVIR SEM PRECONCEITOS. NEM SEMPRE PRECISAMOS DE CONSELHOS MAS APENAS DE ALGUÉM PARA NOS OUVIR. PODEM ATÉ DISCORDAR DE NÓS, MAS ENTENDEMOS QUE A NECESSIDADE REAL DO SER HUMANO, SUA MAIS TERRÍVEL NECESSIDADE, É ALGUÉM QUE O OUÇA, NÃO SÓ COM PACIÊNCIA, MAS COMO E COM ALMA HUMANA.
CREMOS QUE PODERIAMOS E PODEMOS AJUDAR O PRÓXIMO DE OUTRAS FORMAS COMO POR EXEMPLO: ALIMENTANDO OS FAMINTOS, ABRIGANDO OS DESABRIGADOS, VESTINDO OS NUS, VISITANDO OS ÓRFÃOS, ENFERMOS E ENCARCERADOS, LEVANDO UMA PALAVRA AMIGA...
E ISTO NÓS FAZEMOS COMO INDIVÍDUOS!
MAS, NOSSA PROPOSTA É DEDICARMOS VOLUNTARIAMENTE SEM NENHUM TIPO DE REMUNERaÇÃO (EXCETO A SATISFAÇÃO E O BEM ESTAR DAQUELES QUE NOS FALAM) UM POUCO DE NOSSO TEMPO AO PRÓXIMO PARA OUVÍ-LOS.
NÃO ACONSELHAMOS. APENAS PROCURAMOS OUVIR DESPROVIDOS DE PRECONCEITOS, TODOS QUE NOS PROCUREM SEM DISTINÇÃO DE IDADE, COR, SEXO, POSIÇÃO SOCIAL, ESTADO CIVIL, PRINCIPIOS RELIGIOSOS OU FILOSÓFICOS, OPÇÃO SEXUAL, ETC.
NOSSA PROPOSTA COM ISSO, É DARMOS NOSSA PARCELA DE CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SADIO DO SER HUMANO.
PORTANTO, SE PRECISAR DE ALGUÉM PARA LHE OUVIR, CONTE CONOSCO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário